sábado, 11 de outubro de 2008

Corazón partío

Faz hoje uma semana que numa conversa entre amigos, num casamento, surgiu a interrogação: Porquê tantos divórcios? Fui pensando durante a semana.
Há imensas explicações de carácter sociológico, psicológico, etc. No entanto parece-me que o cerne reside aqui: o casal decide casar porque entre eles há amor, há uma complementaridade, há uma convergência no essencial, nos objectivos que desejam para a sua vida. Mas o dia a dia não é feito só de grandes coisas. A maior parte dos conflitos e divergências surge na dificuldade em gerir as pequenas coisas que fazem parte do todo da sua vida em comum. Assim se vai desgastando a relação matrimonial; o casal vai perdendo o seu horizonte, vai esquecendo o fundamental, aquilo que os uniu.
Como evitar? Estar alerta, prevenir acima de tudo. Nunca pensar que a conquista foi feita num momento: ela tem que ser continuada. Cada um ceder um pouco, nunca pensando que a razão está toda do seu lado. Dialogar: se o diálogo for cortado pode atingir-se o ponto sem retorno.
Sim, é preciso encontrar os pensos para curar esses corações partidos...! Isto faz-me lembrar a canção de Alejandro Sanz, "Tiritas pa este corazón partío", até a letra está muito engraçada! Se gostarem de Salsa, aproveitem para "temperar" a vossa relação (Sabor!).

Sem comentários:

Enviar um comentário