sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Cristina Branco

Encontrámo-nos num CD há 5 anos atrás. Preparava eu um programa para os Essências do Café, grupo que refiro na mensagem Chá dos 5, um programa com canções cuja letra fosse de Ary dos Santos. O CD a que me refiro era Corpo Iluminado. O fado Meu Amor, Meu Amor (Meu Limão De Amargura), foi uma das experiências mais intensas das minhas fugazes incursões neste género musical. O que ouvi foi uma voz plena de expressão, sem necessitar rebuscar muito na ornamentação que agora parece tornar-se moda, uma dicção límpida, e um acompanhamento instrumental belíssimo. Comparei com o tema originalmente cantado por Amália Rodrigues; Cristina Branco era, neste fado, notoriamente melhor. Foi para mim uma fonte de inspiração para todo o trabalho e tornou-se num dos fados da minha vida. Conto noutra altura falar aqui de novos fadistas, e do meu fadista: Carlos do Carmo.
Para saber mais sobre Cristina Branco, ficam aqui dois sítios:

2 comentários:

  1. Prof. Rui. Estou a ver o seu post quase um mês depois e partilho totalmente a sua opinião, sem querer entrar em comparações, por vezes muito perigosas.
    Conheci a voz da Cristina Branco uma vez em Paris entrando numa FNAC que vendia um coffret com os 2 primeiros CD. Curiosamente ouvia-se no PA da loja uma música dela e quando me apercebi que cantava em Português tentei saber quem era a cantora ( talvez 1999). Em Portugal não se sabia quem era e ainda hoje parece ser um segredo muito bem guardado, enquanto se festejam e enfeitam mediocridades. Ela vai fazendo o seu caminho por esse mundo( cá ninguém divulga)e em Paris em Março 2009 no La Cigale apresenta o novo CD Chronos.É na verdade uma grande cantora de tudo o que lhe apetecer cantar. Peço-lhe que ouça o CD SENSUS onde canta Buarque como ninguém e um poema divino de Pedro Tamen.
    Sobre o seu fadista Carlos do Carmo, devia limitar-se a cantar, que o faz excelentemente, mas como divulgador de fado, cultura e cidadania deixa muito, muito a desejar.
    Cumprimentos respeitosos Prof. Rui.

    ResponderEliminar
  2. Despertou-me a curiosidade em ouvir o CD "Sensus" e estarei atento ao "Chronos". Por curiosidade, Carlos do Carmo canta "Um fado: Palavras minhas", com o poema de Támen que refere, no CD "Do Outro Lado", de Carlos Martins, do qual falo no post do dia 13/11/2008. Quanto às considerações que faz sobre Carlos do Carmo, não o conheço assim tão bem como pessoa, mas, tal como diz, é um excelente cantor. Recordo que Wagner era execrável como pessoa, e na música... o génio que sabemos!
    Os meus cumprimentos

    ResponderEliminar