terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Rembrandt em Lisboa

Apresento aqui a sugestão de uma visita ao Museu Nacional da Arte Antiga, onde estará em exposição uma obra-prima de Rembrandt, entre outras novidades. Diz assim a agência Lusa:
"Um quadro de Rembrandt representando o seu filho Titus sentado à secretária é a estrela do novo percurso da visita às salas da pintura e das artes decorativas europeias do Museu Nacional de Arte Antiga.
A tela de 1655 foi cedida pelo Museu Boijmans van Beuningen, de Roterdão (Holanda), até 08 de Fevereiro, em troca pelo empréstimo, por igual período, do São Jerónimo, de Dürer, uma das obras-primas do acervo do museu português.
Trata-se de "uma jóia da pintura holandesa", nas palavras de Paulo Henriques, director do MNAA, segundo o qual é a primeira vez que uma obra do mestre holandês é emprestada a Portugal.
A pintura é dominada por tons escuros em que sobressai o rosto do filho do pintor, então com 12 anos, aparentemente a reflectir sobre um desenho que estaria a fazer numa secretária, sobre a qual uma camada de folhas de papel parece projectar luz à sua frente.
A acompanhar o quadro - que ocupa o centro de uma sala e sobre o qual converge a perspectiva de todo um corredor - o museu holandês cedeu igualmente um conjunto de três desenhos e cinco gravuras de pequenas dimensões, entre os quais dois auto-retratos e cenas familiares, uma delas com a mãe de Titus.
O São Jerónimo, de Albrecht Dürer, foi cedido para integrar uma importante exposição do museu holandês dedicada a Erasmo e à sua meditação sobre o ser e o destino humano.
A remodelação das salas da pintura e das artes decorativas europeias - que foram pintadas de novo e receberam uma nova iluminação vertical, próxima da original - está na origem da alteração do percurso que os visitantes passam a fazer a partir de terça-feira.
A visita ao núcleo começa logo à direita da escadaria do Palácio Alvor, a parte original do edifício, o que, para Paulo Henriques, lhe dá "um acesso mais nobre" e permite uma melhor adequação das salas às escalas das obras expostas.
"Inverteu-se o percurso da visita e diminuiu-se o número de peças expostas, o que permitiu um ajustamento mais correcto das peças à dimensão das salas", afirmou o responsável pelo museu numa visita guiada em que os jornalistas puderam testemunhar a azáfama final dos técnicos para a colocação das ultimas peças nos seus lugares.
"É outra maneira de mostrar a colecção e de valorizar as peças, dando-lhes mais leitura e criando mais sentido à pintura. Há menos pintura exposta, mas vê-se muito melhor", sublinhou.
Na nova montagem das salas e das peças participou a arquitecta Célia Anica.
Além da sala dedicada a Rembrandt, duas outras deste conjunto de 22 salas receberam tratamento diferenciado, nomeadamente aquela onde se expõe o tríptico "As tentações de Santo Antão", de Hyeronimus Bosch, que está montado cenograficamente, e o salão nobre, onde estão tapeçarias flamengas, esculturas cerâmicas e uma mesa italiana de pedras duras.
Todas as salas estarão dotadas de sinalética e pontos com documentação sobre as obras expostas.
O trabalho de remontagem recebeu o apoio mecenático do Millennium BCP, que aceitou uma proposta do museu para aplicar neste projecto de requalificação permanente do MNAA uma verba inicialmente destinada à ultima exposição temporária agendada para este ano, sobre o escultor Machado de Castro.
Contribuíram igualmente o Instituto dos Museus e da Conservação e a companhia holandesa Philips, que forneceu o material de iluminação que simula a luz zenital das salas.
CM.
Lusa/fim"

Para finalizar, sugiro uma visualização do "desembarque" da referida obra-prima AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário