quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Freddie Hubbard

Perdemos outra lenda do jazz
Sou de uma geração que teve a felicidade de ver e ouvir ao vivo grandes pilares do Jazz. Sou da mesma geração que os vê partir. Sou da geração que, por ter estado perto deles, muito sente a sua perda.
Um dos maiores trompetistas de sempre, Freddie Hubbard (1938-2008) combinava a técnica de Clifford Brown, a garra de Lee Morgan e a sensibilidade de Miles Davis. Atravessou todas as correntes jazzísticas do seu tempo, do hard bop ao free jazz, sendo ainda grande influência para os novos valores do seu instrumento.
Na sua discografia contei 93 registos, mas terá participado em mais de 300 gravações, com diversos músicos. Inesquecível a sua participação em obras fundamentais do Jazz, como Blues and the Abstract Truth (Oliver Nelson), brilhando em "Stolen Moments" (ver post), Out to Lunch (Eric Dolphy) ou Maiden Voyage (Herbie Hancock).
Dos seus discos destacam-se Ready for Freddie (Blue Note, 1961), Red Clay (CBS, 1970), Straight Life (Columbia, 1970), First Light (CTI, 1972, vencedor de um Grammy). Há ainda excelentes discos posteriores, como Above & Beyond (Metropolitan, 1999 - gravado em 1982).
Afastado do seu instrumento durante a década de 90 devido a problemas nos lábios, resurgiu nos anos mais recentes integrando o New Jazz Composers Octet (David Weiss).
Para celebrar os seu 70 anos gravou o disco On the Real Side (Times Square, 2008).
Perdemos outra lenda do jazz. Foi a 29 de Dezembro.
Freddie Hubbard na Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário