quarta-feira, 4 de março de 2009

Haydn

Franz Joseph Haydn (1732-1809), um dos mais importantes compositores do período clássico, juntamente com Mozart e Beethoven. Assinala-se este ano a efeméride dos 200 anos da sua morte.
Foi justamente a música deste compositor que me despertou o gosto pela música clássica, ainda na minha pré-adolescência. Estavam lá por casa alguns discos do meu pai que eu, de vez em quando, espreitava com curiosidade. Um deles passou várias vezes pela minha mão, a capa fascinava-me! Mas um dia atrevi-me a ouvi-lo. Ah, o fascínio agora era outro! Tratava-se das Sinfonias Nº 6 "Le Matin", Nº 7 "Le Midi" e Nº 8 "Le Soir". De aparente simplicidade e de fácil audição, primam pela elegância e pelo bom gosto do estilo de composição do jovem Haydn.
Foi precisamente esta facilidade de audição que me fez pegar na Flauta de Bisel e tentar reproduzir o que ouvia, as belas linhas melódicas apresentadas nestas sinfonias que são quase concertone (sinfonias concertantes, em estilo de concerto para instrumento e orquestra).
E assim, auditivamente, aprendi o carácter de um Minueto, o que era Adagio, Allegro, etc.
Cada audição era uma autêntica lição de música!
Aqui deixo as ligações ao YouTube da Sinfonia Nº 6 "Le Matin", muito bem interpretadas pela Freiburger Barockorchester com instrumentos da época:

1 comentário:

  1. Do pouco que conheço de Haydn, e este conheço, significa que já ouvi, uma ou mais vezes, GOSTO.
    Portanto, AMEI o que me /nos dá a conhecer.

    Beijo

    Maria Mamede

    PS.:-Tenho tardado, porque o meu computador tem estado "doente".

    ResponderEliminar