quinta-feira, 14 de maio de 2009

Museus e Turismo

Uma excelente iniciativa de que dou notícia, transcrevendo o que pode ler-se no site do Ministério da Cultura.
Sugiro uma visita ao site dedicado a este dia, onde é possível a consulta por zonas do país:
http://www.imc-ip.pt/diadosmuseus




Noite dos Museus e Dia Internacional dos Museus

Os museus e palácios do Instituto dos Museus e da Conservação, I.P. celebram no próximo dia 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus, subordinado ao tema “Museus e Turismo”.

As comemorações iniciam-se no fim-de-semana de 16 e 17 de Maio, constituindo uma oportunidade para o público afluir aos museus em horários “fora de horas” e para participarem em actividades diversificadas, de carácter lúdico e cultura, como exposições, ateliês, concertos, peças de teatro, filmes e gastronomia.

A Noite dos Museus vai decorrer a 16 de Maio (Sábado) e constitui um desafio lançado aos museus para criar novos públicos através de programações concebidas para o efeito, exposições, visitas guiadas, concertos e grupos de teatro.

A entrada será gratuita na Noite de 16 de Maio e no dia 18 de Maio, em que os museus estarão excepcionalmente abertos ao público.

Além dos museus e palácios dependentes do IMC, também os restantes museus integrados na Rede Portuguesa de Museus se associam às celebrações de 16 e 18 de Maio, com a promoção de um programa muito expressivo que inclui 548 actividades nos museus e palácios envolvidos.

Em anexo poderá consultar a agenda (formato .pdf)

2 comentários:

  1. Olá José Rui, boa tarde Amigo.
    Que bom este post a servir de lembrete.
    Ando tão ocupada e distraída, que talvez me passasse "ao lado".
    Assim terei com certeza tempo para alguma visita e quem sabe algumas actividades, daquelas de que mais gosto.
    Um beijo Amigo e votos de um belíssimo fim de semana.
    Maria Mamede

    ResponderEliminar
  2. Um breve apontamento:
    Assinalei este dia internacional dos Museus com uma ida ao Museu Nacional de Arte Antiga que me é tão caro, e em companhia de dois colegas de trabalho (uma colega é a nossa amiga Susana) apreciámos por alguns momentos a bela obra de arte que é a Custódia de Belém, restaurada de fresco graças a um mecenas, a EPAL. A apresentação pública oficial da peça decorreu hoje, dia 18 de Maio. Vale a pena ir ao Museu para visitar esta peça de ourivesaria, de grande valor artístico, atribuída a Gil Vicente, e ver a exposição documental sobre a intervenção de restauro.

    Um grande abraço amigo
    Natália

    ResponderEliminar