sexta-feira, 8 de maio de 2009

O que estou a ouvir

Sempre senti grande atracção pela música que nela encerra uma forte componente espiritual, que nos eleva e aproxima do divino. Na música contemporânea esse elemento tornou-se mais raro. Fiquei feliz ao descobrir alguns compositores que deram importância a esse factor, como Rautavaara, Tavener, Sumera, Kancheli ou Arvo Pärt, que hoje aqui destaco.
O disco IN PRINCIPIO (Março, 2009) alia a música coral à instrumental, resultando num todo de rara beleza que se revela desde a primeira peça (dá o título ao CD). In Principio baseia-se nas palavras do Evangelho de S. João: "No princípio era o Verbo...". Há nele uma matiz de Mozart, pela transparência da orquestração, e uma forte sombra de Beethoven, pelo poder que transmite nos momentos mais fortes.
A plena quietude pode ser encontrada numa das mais belas peças deste disco: Da pacem Domine. Mais do que as minhas palavras, falará por si a audição e visualização que aqui vos proponho (tenham em conta que no CD o som está muito melhor, num agradável ambiente reverberante. O título desta peça não está correcto no Youtube. Efectivamente é Da pacem Domine):
Não resisto a sugerir a visualização da explicação do mestre sobre a sua peça Für Alina AQUI, e depois a sua audição AQUI.
"Dar a uma erva a importância de uma flor". Perceberemos então a genealidade do compositor!

1 comentário:

  1. Belíssimo!!!
    Sem dúvida um Regresso ao Princípio, aquele regresso que este Século e este Milénio prenunciam.
    Obrigada.

    Bj

    Maria Mamede

    ResponderEliminar