domingo, 27 de setembro de 2009

Redescobrir Bach

O que poderá descobrir-se ainda na música de Bach? Tanto! E já nem falo de descobrir a beleza de obras menos ouvidas!
À medida que se vai investigando, e assim nos aproximamos do pensamento do mestre, surgem novas visões de algumas das suas obras. Sobre uma parte irei falar brevemente, mas hoje falo de outra recém editada em disco: J. S. Bach: Rediscovered Wind Concertos.
Iremos então perceber, por exemplo, que o andamento lento do Concerto de Oboé em Ré Maior, pode ser ouvido num arioso da Cantata BWV 156, Ich steh mit einem Fuss im Grabe (Paul Van der Linden no Oboé):



E também no Concerto para Cravo Nº 5 em Fá Menor, BWV 1056 (Trevor Pinock no Cravo):



Deduzindo-se então que (por mais alguns motivos adicionais) possivelmente tenha sido também tocado como um concerto para Oboé e Orquestra, aqui em primeira audição neste CD.
Algumas outras peças do CD J. S. Bach: Rediscovered Wind Concertos sofreram igual tratamento, muito interessante de ouvir e de redescobrir peças que até estarão no ouvido, mas noutro contexo.

2 comentários:

  1. repete as tuas melodias
    e eu repito-me no banho da chuva
    quando o inverno nos brinda com as suas primeiras lágrimas.
    rituais de infância!
    poças de água fresca, que me encharcam docemente a alma. uma descontraída dança sem esquema. feliz, pela liberdade do acto. quente, pela revelia do momento. ousada, pela fuga às regras. infantil, para maturidade do corpo. e em tudo bela, pela tua música que a fez mover...


    um beijo
    luísa

    ResponderEliminar
  2. Francisco Luís Vieira09 outubro, 2009

    Fantástico!!! Muito interessante mesmo!!!!
    Abraço e as minhas felicitações pelo que se pode apreciar neste teu blogue!
    Francisco Luís Vieira

    ResponderEliminar